A metodologia utilizada para elaborar os Cenários “Bem-vindos” e “Não podemos falhar” pode ser resumida pelo seguinte diagrama, que representa a sequência de etapas que permitiram desenvolver este trabalho de um modo estruturado e participativo.

Cenários de Longo prazo para a Economia Portuguesa
Roteiro no âmbito do Projecto HybCO2

Os workshops organizados foram precedidos de um extenso trabalho de investigação e preparação, de forma a disponibilizar aos participantes uma base sólida para a troca de ideias e o desenvolvimento de cenários. Tratou-se de uma literature review que resultou da análise e selecção de conjuntos de incertezas, retiradas de projectos de cenarização levados a cabo por entidades de reconhecido prestígio na área da Prospectiva, que serviram de base de trabalho aos participantes nos Workshops “Cenários Globais 2050” e “Cenários Portugal 2050. Para os Workshops “Cenários Portugal 2050” foi também preparada uma “Timeline: A Economia Portuguesa no Contexto Global” cujo objectivo foi permitir identificar e colocar à discussão os grandes desafios, padrões e questões-chave para o futuro da Economia Portuguesa.

Estes workshops participativos e co-criativos de construção de cenários, contaram com a colaboração de um conjunto seleccionado de convidados e tiveram lugar entre Novembro de 2010 e Maio de 2011. O trabalho efectuado nestes Workshops foi composto por várias fases que se encontram representadas nos diagramas seguintes:


Estrutura do “Workshop Cenários Globais 2050”



Estrutura dos Workshops “Cenários para Portugal 2050”